Denuncias

DESAPARECIMENTO

DE MENORES

Mais Info

Abuso

E EXPLORAÇÃO

SEXUAL DE MENORES

Mais Info

Galeria

DE DESAPARECIDOS

MENOR E MAIOR DE 18

Mais Info

Prevenção

PREVENIR - Segundo o dicionário é " informar com antecedência; advertir; tomar medidas que evitem um mal; impedir que se realize; preparar-se; acautelar-se"

Só conseguimos Prevenir ou Evitar um problema, um fenómeno, se soubermos a sua causa; porque aparece, como se desenvolve. O saber controlar e terminar com o mesmo, é também importante.

Interessa à APCD, sobretudo uma abordagem de Prevenção Primária que fortaleça as crianças e jovens, e que reduza a sua vulnerabilidade, permitindo-lhes a identificação de potenciais situações de risco e como reagir a estas. Em relação aos adultos, importa capacitá-los de conhecimentos que os ajudem a desenvolver meios de protecção para as suas crianças e jovens, criando redes de suporte comunitário locais.

Assim, a APCD tem vindo a debruçar-se sobre as origens do DESAPARECIMENTO de CRIANÇAS e JOVENS, para poder intervir junto da Comunidade, de forma a ajudar a diminuir o número de casos de desaparecidos.

É essencial que Pais, Professores e Educadores em geral e os próprios Jovens, estejam informados e sensibilizados em toda esta temática.

Temas como:

- Internet segura
- Maus tratos / abusos sexuais
- Redes de pedofilia
- Bullying
- Auto estima
- Adolescência
- Predadores, Abusadores e Agressores
- Catástrofes Naturais

Entre outros, servem de discussão e debate, acompanhados por uma reflexão sobre a Família, a Escola, os Amigos, em sessões que a APCD tem realizado no País.

Paralelamemte a esta área de Prevenção existe uma outra, na qual a APCD não pode, nem se quer afastar:

É a Prevenção dirigida às Crianças e Jovens vítimas de abusos e maus tratos; apoiando ou desenvolvendo estruturas que intervenham directamente junto das vítimas, de forma a evitar que estas se transformem no futuro, em abusadores e agressores.
Esta é uma área que necessita urgentemente de ser desenvolvida e na qual a APCD pretende ter um papel relevante.