Denuncias

DESAPARECIMENTO

DE MENORES

Mais Info

Abuso

E EXPLORAÇÃO

SEXUAL DE MENORES

Mais Info

Galeria

DE DESAPARECIDOS

MENOR E MAIOR DE 18

Mais Info

25 DE MAIO
DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA DESAPARECIDA
AGRADECIMENTOS

UEste ano, a APCD assinalou o dia 25 de Maio - Dia Internacional de Crianças Desaparecidas - com a Campanha "O Mau da Fita está entre nós" com enfoque num tema que constitui uma enorme preocupação para todos: O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS.

A campanha sob o mote " O mau da fita está entre nós" visou conferir a maior visibilidade possível ao problema do abuso e exploração sexual de menores, como uma das causas de desaparecimento de Crianças. VER FILME

Essa visibilidade ganhou expressão através da adesão de várias Autarquias que, para além de divulgarem os nossos Cartazes nas suas redes sociais, colocaram faixas nas fachadas dos edifícios para além de algumas delas, terem realizado ações com Crianças no âmbito desta Campanha.
 
Este apoio das Autarquias, que se associaram à APCD, permitiu uma divulgação de âmbito nacional, relativamente a um tema a que infelizmente, não podemos ficar indiferentes.

O fenómeno abordado na Campanha é, com efeito, uma realidade assustadora e, quebrar com os pactos de silêncio que encobrem as situações de abuso e exploração sexual é uma das questões fundamentais para enfrentar o problema da criminalidade sexual contra Crianças.
 
A APCD agradece reconhecida a todas as Entidades que se associaram a esta Campanha, com enorme sentido de responsabilidade social e espirito solidário, a saber:
Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, Odivelas, Oeiras, Torres Vedras, Albergaria-a-Velha, Castelo de Paiva, Mealhada, Santa Maria Feira, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vizela, Alfândega da Fé, Fundão, Oleiros, Coimbra, Figueira da Foz, Évora, Mourão, Faro, Lagos, Olhão, Tavira, Aguiar da Beira, Almeida, Fornos de Algodres, Gouveia, Alcobaça, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Óbidos, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Alcanena, Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Ferreira do Zêzere, Salvaterra de Magos, Santarém, Tomar, Torres Novas, Barreiro, Sines, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Boticas, Mondim de Basto, Carregal do Sal, Cinfães, Lamego, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Elvas, Batalha, Monforte, Cascais, Matosinhos, Serpa.
 
A APCD prosseguirá com a mesma determinação os objetivos que estiveram na génese da sua constituição: Prevenir, proteger e pugnar pelos Direitos inalienáveis das Crianças!

A imprensa escrita, sempre foi de uma enorme solidariedade para com a causa da APCD, tendo este ano sido seguramente impossibilitada de dar relevância ao Dia Internacional da Criança Desaparecida em virtude da final da Liga dos Campeões e Eleições Europeias.

Todos juntos não mudaremos o mundo mas, seguramente, conseguiremos tornar a sociedade melhor.
Parafraseando Friedrich Schiller:
"Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos."

Bem-hajam!
A Direção

Mau da fita