Denuncias

DESAPARECIMENTO

DE MENORES

Mais Info

Abuso

E EXPLORAÇÃO

SEXUAL DE MENORES

Mais Info

Galeria

DE DESAPARECIDOS

MENOR E MAIOR DE 18

Mais Info

Dia Internacional da Criança Desaparecida


Este ano, no Dia 25 de Maio, a APCD assinala o Dia Internacional da Criança Desaparecida com o lançamento de um Manual de Segurança, dirigido a Crianças dos 6 aos 12 anos, com o objetivo de as ajudar a detetar e a proteger-se de situações ou pessoas que se lhes afigurem suspeitas.

Trata-se de um documento de muita utilidade para Crianças, Pais, Educadores e Público em geral.

Lançamento do Manual na Escola Prática da GNR em Queluz, com a ilustre presença do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. 

Este manual destina-se a todas as crianças até aos doze anos de idade e apresenta um conjunto de regras elementares de segurança no sentido de prevenir que as crianças sejam vitimas de crimes. Para além das crianças, este manual tem também como destinatários toda a comunidade educativa, pais, encarregados de educação e professores, funcionários não docentes das escolas, autarquias locais e serviços da administração central e regional com intervenção na área da educação, nos termos das suas respetivas responsabilidades e atribuições nesta matéria.

As diferentes regras de segurança contidas no "O Meu Manual de Segurança" são enquadradas através de um conjunto de histórias cujo ator principal é o GUARDOO, mascote da GNR.

Programa:

10:00 | Receção e acolhimento
10:30 | Sessão de abertura Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana Presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas
10:45 | Palestra “Dia Internacional da Criança Desaparecida” Doutor José Manuel Durão Barroso
11:00 | Apresentação do Livro “O Meu Manual de Segurança” Núcleo Escola Segura do Destacamento Territorial de Sintra Fátima Lopes e Pedro Pinto, apresentadores de televisão e jornalista Mascote da GNR “Guardoo”
11: 15 | Alocução do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Doutor Fernando Reis
11:20 | Sessão de encerramento “Guardinhas Cantores” (momento musical)
11:30 | Atividades ao ar livre Demostração cinotécnica Apresentação da música "Fomos, Somos", interpretada por Darko, um hino dedicado aos pais que perderam os seus filhos.
 
O Meu Manual de Segurança